NOTÍCIAS

Dicas para organizar sua ceia de Natal sem stress
07/12/2012


Faltam poucos dias para o Natal, e já está na hora de pensar nos preparativos para a ceia. Planejando com antecedência dá para aproveitar esse momento gostoso com quem a gente ama e sem stress!
Para isso siga nossas dicas:

- Não deixe de confirmar a presença dos convidados, o número de pessoas é importante para o bom cálculo de comida e bebida.
- Como aperitivo aposte nas castanhas e frutas secas. Elas são práticas e a cara dessa época do ano.
- Para jantares como a ceia, que estamos dispostos a comer um pouco mais, calcule uma base de 550 gramas e 500 ml de bebidas por pessoa. Não se preocupe se sobrar, todo mundo adora os almoços do dia seguinte!
- Se você pretende servir bebidas alcoólicas é sempre bom ter duas opções como cerveja e vinho para o decorrer da noite, e uma bebida especial para brindar. 
- Selecione antes as receitas que vão ser servidas, bem como a lista de produtos e os tempos de preparo necessários. Se você vai cozinhar faça um check list organizando tudo que precisa ser comprado, preparado e cozinhado/assado. Começe a segui-la com pelo menos 3 dias de antecedência.
- Separe antes também os materiais que serão usados como pratos, garfos, copos e bandejas, providencie para que estejam limpos e que sejam suficientes no dia.
- Se você vai encomendar seus pratos faça com pelo menos 3 semanas de antecedência. Escolha fornecedores de confiança e organize a logística de entrega/busca no dia combinado.
- Cuidado com pratos que fogem muito ao tradicional pois eles tem mais risco de não agradar, principalmente com as crianças e quando não conhecemos tão bem alguns convidados.
- Prepare uma bela e apetitosa mesa com os pratos principais, deixe que as pessoas se sirvam a vontade. Nesse caso separe uma mesa para as bebidas também. Peça ajuda para cuidar da reposição dos pratos e bebidas.
- Para sobremesa abuse das frutas típicas como cerejas, pêssegos, ameixas, uvas e figos, elas deixam a mesa linda e fazem bem depois de uma refeição pesada.
- No dia da ceia reserve um espaço para as crianças brincarem que não atrapalhe a passagem dos convidados. Dependendo da quantidade e idade das crianças na ceia vale a pena planejar atividades como caderno e lápis de colorir, brinquedos, jogos e etc.
- Pense na ambientação com música eclética e decoração natalina - lembre-se que velas sempre deixam o ambiente charmoso e com a cara do Natal.
- Relaxe!! Natal é um momento de celebração e de estar entre pessoas queridas, não se preocupe com críticas e saiba aproveitar o momento!



 

© Copyright 2012, Monjolo
Adverbox